ACTIVIDADES – ARQUIVO 2020

Semana da Igualdade

11 de Dezembro de 2020

Participação no Ciclo de Seminários englobado na Semana da Igualdade realizado pelo iPoint (Intercultural Contact Point) sobre Igualdade e Identidade de Género.

Clube do Livro – Clube Safo

28 de Novembro de 2020

No dia 28 de Novembro estivemos a convite do Clube Safo à conversa sobre o livro “O Sexo Inútil” de Ana Zanatti numa conversa descontraída com Alexa Santos.

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

25 de Novembro de 2020

Parceria entre a Associação LGBTI Viseu e o Grupo de Viseu da Amnistia Internacional. Elaborámos um conjunto de imagens para assinalar o dia 25 de Novembro – Dia Internacional para a eliminação da Violência contra as Mulheres.

Dia Internacional da Memória Trans

20 de Novembro de 2020

A associação elaborou um vídeo com testemunhos de pessoas Trans que falaram sobre as suas experiências.

Activismo em tempos de pandemia

26 de Setembro de 2020

Já Falavas com …. Helder Bértolo (Opus Diversidades)

Helder Bértolo, é o novo presidente da Opus Diversidades e é há algum tempo o responsável pelo programa Para lá do Arco Íris. Estivemos à conversa através do Instagram e entre ficarmos a conhecer um pouco mais do seu percurso enquanto activista e o que o levou a agarrar a oportunidade de dar a cara pela Opus Diversidades ficamos também a conhecer o trabalho desempenhado pela respectiva associação. Quanto ao projecto Para lá do Arco Íris podem aceder aos vídeos através da hiperligação existente na nossa página inicial. Falamos também do trabalho mais recente que consiste na parceria com outras associações e colectivos na MOL (Marcha do Orgulho de Lisboa) para a angariação de fundos para ajudar as pessoas que foram atingidas pela pandemia em questões como pagamento de comida, medicamentos, transporte para o trabalho,  no pagamento de contas necessárias para a normal sobrevivência, em questões médicas,  apoio psicológico, entre outros.

Celebração de dois anos da Lei nº38/2018

07 de Agosto de 2020

Participação na Celebração dos dois anos da Lei nº38/2018 referente ao Direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género e à protecção das características sexuais de cada pessoa.

A Não Binariedade

12 de Julho de 2020

Já Falavas com … Dani Bento (ILGA Portugal)

A pandemia forçou as pessoas a mudarem de diversas formas as suas vidas, no nosso caso foi um simples acto de deixar os formatos presenciais de conversas e ingressar no mundo das conversas online. Depois de uns meses de férias regressámos com o nosso Já Falavas-Conversas com Activistas e estivemos à conversa através do Instagram com Daniela Bento (Dani) sobre pessoas Não Binárias. Dani é activista e trabalha as questões trans e não binárias, faz parte da direcção da ILGA Portugal e é coordenadora do GRIT – Grupo de Intervenção Trans da ILGA, entre outras participações e lutas activistas.  

Celebração do Orgulho LGBTI+

27 e 28 de Junho de 2020

Podem ver a participação da Associação no Global Pride clikando no botão em baixo.

Em Junho celebra-se o mês do Orgulho LGBTI, em comemoração das Revoltas de Stonewall que decorreram em 1969 no Estados Unidos da América. Ainda que devido à pandemia que nos assola não sejam possíveis Marchas presenciais, as diversas Organizações, Associações e Colectivos adaptam-se todos os dias para que a defesa dos direitos LGBTI+ não pare. Desta forma tivemos um fim de semana preenchido com representatividade em vários acontecimentos. Deixamos as hiperligações para o nosso canal de Youtube para que possam ver os vídeos.

Celebração do Orgulho LGBTQIA+ com Bears on Motorbykes em Viseu

21 de Junho de 2020

A Associação LGBTI Viseu e os Bears on Motorbykes juntaram-se no Parque Aquilino Ribeiro em Viseu para uma conversa descontraída

Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia

17 de Maio

Directo com Rita Paulos (Casa Qui)

Campanha IDAHOT

11 de Maio de 2020

Participação na Campanha IDAHOT

“No dia em que se assinala a Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, é importante recordar o caminho que fizemos, enquanto sociedade, no combate à discriminação e ao preconceito e na garantia da visibilidade de todas as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo.

Mas não podemos esquecer que a orientação sexual, identidade  e expressão de género permanecem ainda entre os fatores de discriminação que motivam mais episódios de violência em Portugal. Estas situações ocorrem online, mas também nas ruas dos nossos bairros, em casa, no local de trabalho ou nos corredores das nossas escolas e universidades.

A violência e o bullying homofóbico, transfóbico e bifóbico não escolhem idades, localização geográfica ou condição económica. Por isso, o combate ao ódio e à segregação tem de continuar a ser uma prioridade para a construção de espaços seguros e de um país mais inclusivo e mais justo.

Conseguimos avanços de grande importância, como o fim da discriminação no acesso ao casamento, à adoção, à procriação medicamente assistida e a aprovação da lei da autodeterminação da identidade e expressão de género e proteção das características sexuais de cada pessoa, que abriram espaços de discussão pública e tornaram visíveis os desafios que muitos desconheciam.

Neste dia de luta e num ano em que o isolamento social passou a ser condição para a nossa segurança, para mitigar a pandemia Covid-19, queremos deixar claro que comportamentos violentos ou discriminatórios não serão tolerados. Não tenhamos dúvidas de que este combate deve ser prosseguido e reforçado. Não sejamos cúmplices. Fiquemos do lado certo.

Hoje, e todos os dias, estamos convosco para um Portugal mais igual.

Direitos LGBTI são Direitos Humanos!”

A tua LGBTI fobia não me traz alegria

11 de Maio de 2020

Este é o mote que juntou mais uma vez o Colectivo LGBTI Viseu e o Grupo de Viseu da Amnistia Internacional. Em tempos de pandemia demos um abraço virtual e elaborámos um conjunto de imagens para celebrar o dia 17 de Maio (Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia).

Ajude-nos a ajudar

15 de Abril de 2020

Campanha promovida pelo colectivo que permitiu reunir fundos, que foram utilizados para produzir viseiras e extensores de máscaras pelo próprio colectivo. Todos os materiais foram doados a quem os solicitou.

A pandemia afectou todas as pessoas, sem escolher orientação sexual ou identidade de género. Numa altura em que a distância social se impôs tentámos continuar a fazer a diferença e a ajudar quem precisava. O Colectivo LGBTI Viseu produziu viseiras e extensores de máscaras e  doou para os hospitais de Viseu e Braga e outras instituições que são descritas na lista que publicamos em baixo. Agradecemos a todas as pessoas que contribuíram com dinheiro, quer através de doações, quer através da aquisição dos nossos produtos, para que fosse possível comprar 400 acetatos para viseiras, o material necessário à impressão de 400 viseiras, 440  extensores de máscaras, bem como, o pagamento dos portes de envio para os fazer chegar às instituições. Obrigada por nos terem ajudado a ajudar!

Lista de Instituições/Organizações que já conseguimos ajudar 

  1. Hospital de Braga
  2. Centro Hospitalar Tondela Viseu
  3. APPC – Associação do Porto de Paralisia Cerebral
  4. Médicos do Mundo
  5. Unidade de Cuidados na Comunidade de Viseu
  6. Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES Dão Lafões
  7. ASSOL – Associação de Solidariedade Social de Lafões
  8. Bombeiros de São Romão e Lar de Monterroso
  9. GAT – Grupo de Activistas em Tratamento
  10. Centro Paroquial e Social de Rio Frio
  11. Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade
  12. Centro Social e Paroquial de Soajo
  13. Unidade de Cuidados Continuados da SCM de Arcos de Valdevez
  14. Bombeiros Voluntários de Paredes
  15. Lar do Rio Dão
  16. Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca
  17. Casa Qui – Associação de Solidariedade Social

Dia Internacional da Mulher

8 de Março de 2020

Distribuição de Flyers no centro da cidade de Viseu

A violência sobre as mulheres deixa a cada ano que passa mais vítimas. Aquelas que nunca mais poderão contar a sua história e aquelas que não o fazem por medo de represálias. As mulheres da comunidade LGBTI+ sofrem várias formas de violência, são discriminadas por serem mulheres, pela sua orientação sexual, pela sua identidade de género e por não ocultarem a sua existência. A igualdade é um sonho quando devia ser uma realidade.

Carnaval Party

24 de fevereiro de 2020

Convívio LGBTI+

TITO’S BAR

Direitos Humanos em Retrospectiva

22 de Fevereiro de 2020

Já Falavas com … Clara Duarte (Amnistia Internacional – Viseu)

Dia 22 de Fevereiro assinala-se a morte de Gisberta Salce Júnior, mulher Trans assassinada no Porto em 2006. Quantas Gisbertas temos pelo mundo fora que nunca foram conhecidas e que são esquecidas. Estivemos à conversa com Clara Duarte, coordenadora do Grupo de Viseu da Amnistia Internacional sobre Direitos Humanos para que ninguém caia no esquecimento.

Os Desafios dos Movimentos LGBTI – Aniversário Associação

01 de Fevereiro de 2020

Já Falavas com … João Cartaxo (Movimento LGBTI Leiria) e Diogo Rivers (PATH Coimbra)

O grupo LGBTI Leiria nasceu no início de 2019 de uma parceria entre várias pessoas e associações da região de Leiria composto por um núcleo de cerca de 10 pessoas e vários apoiantes que combatem a discriminação, eliminam fobias, asseguram direitos e celebram a diversidade do amor!.

Criada em Janeiro de 2011 a Plataforma Anti-Transfobia e Homofobia é composta por diversas organizações. O seu trabalho consiste em promover actividades que permitam sensibilizar a população para as questões que envolvem a comunidade LGBTI+. 

João Cartaxo e Diogo Rivers vieram conversar connosco sobre os desafios que os movimentos LGBTI+ enfrentam no dia a dia, assinalando os dois anos do Colectivo LGBTI Viseu.

Clube Safo, activismo no feminino

01 de Fevereiro de 2020

Já Falavas com … Alexa Santos (Clube Safo)

O Clube Safo é uma organização de defesa dos direitos das mulheres lésbicas, criada em 1996. Dia 25 de Janeiro estivemos no Tito’s Bar junto à Sé de Viseu, à conversa com Alexa Santos que veio representar o Clube Safo, para nos falar um pouco desta organização e dos seus projectos.

Activista pelas questões LGBTI+ desde 2009, Alexa iniciou o seu percurso na Rede Ex-aequo, tendo colaborado também com diversas associações como é o caso da ILGA Portugal, IGLYO e a LGBT Foundation Manchester. Tirou o mestrado em Género, Sexualidade e Teoria Queer pela Universidade de Leeds, é a vice presidente do INMUNE ( Instituto da Mulher Negra em Portugal) e iniciou recentemente um projecto de investigação no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Scroll to Top