QUEM SOMOS

O nosso trabalho começou em 2018 com apenas quatro pessoas e uma página de facebook onde divulgávamos notícias e informação sobre a população LGBTI+. O nosso intuito sempre foi promover a divulgação de informação e partilhar o trabalho que é feito em Portugal e no mundo em prol dos direitos humanos e mais directamente dos direitos das pessoas LGBTI+.

Dois anos depois, no mês em que se celebra o Orgulho LGBTI+ conseguimos alcançar o objectivo de sermos uma associação formal e mantendo o nome LGBTI Viseu nas nossas redes sociais, surgimos enquanto Associação Atitude Colectiva – Associação para a promoção dos direitos das pessoas LGBTI.

Porque os direitos não são estanques nem vitalícios acreditamos que estes devem ser defendidos continuamente e promovemos a informação para eliminar estigmas, desconstruir conceitos errados e contribuir para a eliminação da discriminação de que é tantas vezes alvo a população LGBT+.

Podem consultar os nossos Estatutos e tornarem-se pessoas associadas para que seja possível dar continuidade aos nossos projectos.

COMO SER PESSOA ASSOCIADA

Tornar-se pessoa associada é bastante simples, basta preencher a nossa ficha de inscrição e posteriormente iremos enviar-lhe um mail a confirmar a aprovação enquanto pessoa associada e quais os passos que terá de efectuar para o pagamento da respectiva quota. A quota anual para menores de 18 anos é de 10€ e para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos é de 25€. 

O pagamento da quota é feito após aprovação, por transferência bancária para o IBAN PT50 0045 3180 4032 7909 4181 7 e o comprovativo será enviado para lgbtiviseu@gmail.com

No caso de a pessoa ter menos de 18 anos é necessária uma autorização da pessoa legalmente responsável para efectuar a inscrição como pessoa associada. Esta autorização deverá ser assinada e enviada em formato digital juntamente com o comprovativo de pagamento para lgbtiviseu@gmail.com.

A Associação pode recusar o direito à admissão de pessoas associadas por considerar que as mesmas não se regem pelo disposto no Capítulo 1, Artigo nº2 dos seus estatutos.

Realizamos diversos eventos presenciais, tais como mostras de cinema LGBTI+, convívios, conversas e apoio de pares, sessões de sensibilização entre outros de forma a tentarmos atingir os nossos objectivos e sempre que possível, tentamos estar presentes nas diferentes marchas e arraiais que ocorrem no país.

Desde 2019 que realizamos um inquérito anual sobre Discriminação em Função da Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género e Características Sexuais, sempre em função de situações ocorridas no ano anterior no distrito de Viseu. Os resultados deste inquérito podem ser consultados no nosso site no separador documentos.

Desde a nossa fundação que o nosso lema é trabalhar em rede porque acreditamos que só assim conseguimos perceber a dimensão das necessidades da população LGBTI+ e só assim conseguiremos dar as respostas necessárias.

Scroll to Top