A Igualdade que não se vê e não se sente
A associação lançou este inquérito online em Março de 2022, com o objetivo de auscultar a população do Distrito de Viseu quanto às suas perceções em relação à igualdade de género, quer em termos da aplicabilidade das políticas de igualdade de género e não discriminação, quer em termos do seu conhecimento sobre o tema, para perceber quais as suas necessidades ou não em termos de fornecimentos de conhecimentos.
A igualdade não se vê e não se sente e nem a nossa constituição está isenta de discriminação. Os conceitos de Igualdade e Identidade de Género ainda são facilmente trocados e a nossa sociedade vive ainda muito focada numa Igualdade de Género com base num modelo binário de género, em que se fala apenas de feminino e masculino. No entanto, esta visão é limitada e limitante para quem nela não se enquadra. É, por isso, essencial desconstruir este modelo, que consideramos desatualizado, e começar a falar de Igualdade de Género sem barreiras e a trabalhar estas questões para que a igualdade não seja apenas uma utopia.
Podem acompanhar os resultados deste inquérito no nosso site no separador Documentos onde podem encontrar outros estudos ou aqui.