CULTURA 2025

In Memoriam

Romance

20 de Janeiro de 2025

Livro de estreia de Alice Winn, “In Memoriam” transporta-nos até à 1ª Guerra Mundial. Ainda que o romance entre as personagens seja ficcionado, a história é baseada em factos e relatos verídicos, assim como muitas das personagens do livro.

Alice leva-nos a viajar entre as trincheiras da guerra e um colégio privado em Inglaterra, onde a guerra é vista com algum glamour, por quem ainda não sentiu a dor da perda, o penetrar da bala, o cheiro do gás, o horror dos corpos a cair, ou a visão do amontoado de amigos mortos.

A realidade da descrição é deslumbrante, ao mesmo tempo que nos põe à prova, para percebermos as mudanças que cada uma das personagens vai sofrendo ao longo da história, quer em termos físicos, psíquicos e comportamentais.

Esperemos que este seja o primeiro de muitos e que não nos tenha habituado mal em termos de escrita e narrativa, porque está soberbo.

Good Grief

Romance

13 de Janeiro de 2025

Aquele pesadelo aterrador de ver morrer a pessoa de quem gostamos pode virar realidade e acontecer a qualquer pessoa. Ninguém gosta de pensar ou falar sobre a morte, sobre o luto, sobre ter de lidar com a perda das pessoas de quem gostamos. E são tantas as vezes que se torna inclusive um tema tabu, mais um estigma que a sociedade e as pessoas enfrentam, sem saberem enfrentar.

Good Grief, traz-nos um misto de muita coisa, com interpretações fabulosas, questiona sentimentos, relações, vivências, experiências. Tantas são as vezes que as pessoas julgam que tudo se move numa linha recta, quando na verdade a vida é tão sinuosa como um rio, que ora corre lento e suave, como depressa se transforma num rápido.

Com momentos bastante curiosos este é um filme que vale a pena ver, e que me faz gostar do Daniel Levy cada vez mais.

Yerba Buena

Romance

05 de Janeiro de 2025

Yerba Buena, é uma das surpresas boas que encontrei, Nina Lacour saiu do Young adult de uma forma suave e muito bem conseguida. Escrito em 2022, chegou às nossas livrarias em 2023 e já andava de olho nele há algum tempo, mas a lista é longa e por vezes tropeça nela própria!

Nina traz-nos a história de Sara que entra no carro e deixa tudo para trás ainda muito jovem e que se torna num barista de sucesso, e Emilie que coleciona cursos inacabados até que um dia descobre a sua própria identidade.

Cada uma das personagens possui a sua própria bagagem emocional, o seu contexto familiar, as suas vivências, que influenciam todo o seu percurso e irão pesar no seu futuro.

A critica que aparece na contracapa deste livro diz tudo, “(…) uma relação não substitui a necessidade de cada pessoa se amar a si própria” e por isso cada uma terá de se conhecer e de se reconstruir para perceber onde quer chegar e estar.

Scroll to Top